Ultrassom pélvico masculino

Refere-se a um exame ultrassonográfico não invasivo, realizado em homens, com o objetivo de se avaliar a próstata, bexiga e vesículas seminais.

Ao se visualizar a próstata, o seu volume e a sua forma são avaliados assim como a presença de calcificações. Diferentemente do que muitos pensam, a visualização pélvica da próstata por esse método não detecta o câncer de próstata. Isto é, a sua realização não substitui exames preventivos habituais(exame do toque e exame do psa).

Na bexiga, que deve estar repleta de urina, faz-se uma avaliação de sua parede e do seu interior(para excluir tumores e pedras).

Nesse tipo de exame avalia-se o resíduo urinário pós-miccional. Significa o seguinte: após urinar verifica-se a presença ou não de urina que restou no interior da bexiga. O normal é que o resíduo seja nulo ou que seja bem discreto(menor que 25ml).

Finalmente, as vesículas seminais são avaliadas. Aumento de volume, ausência ou presença de massas tumorais são os acometimentos mais comuns de sererm encontrados, porém, bem raros.

O preparo para o exame de ultrassom pélvico masculino é bem simples. Basta entrar para fazer o exame estando com a bexiga confortavelmente cheia.

 

 

Leia mais: Ultrassonografia urológica, Ultrassom de abdome total, Ultrassom de vias urinárias

 

 




 

 

 

 

 

 

Map