Segurar a urina faz mal para a sua saúde?

A resposta é: depende. 


A pior situação que pode ocorrer é o trauma vesical contuso.  Ocorre que a bexiga pode estar muito cheia e por ironia do destino você sofrer um acidente de carro. Então o  cinto de segurança faz  uma pressão tão forte na região abaixo do umbigo que faz com que a sua bexiga se rompa(explodindo mesmo). Na grande imensa maioria dos casos eu não vejo problema em segurar a urina. O corpo humano dispõe de um mecanismo efetivo para fazer com que você não segure a sua urina por muito tempo: a dor.


Então, caso esteja sentindo dor o ideal é que procure um cantinho para “esvaziar” a sua bexiga.  A retenção de urina contínua não causa problema  contanto que se cada vez que for urinar você conseguir urinar todo o conteúdo da bexiga e assim, não deixando resto.

E tem mais, a incapacidade de segurar a urina por muito tempo pode ser um sintoma de alteração da sua bexiga(da própria bexiga ou secundariamente à uma obstrução  da passagem do fluxo urinário pelo canal da uretra) assim como a dificuldade de urinar perto de outras pessoas.


Fato curioso: um paciente alcoólatra estava com muita dor de barriga e muita inchação. Indagado se tinha acontecido algo, ele negava que tinha sofrido qualquer agressão ou trauma e que a dor tinha iniciado de forma espontânea.  Como a dor não melhorava, foi indicado uma cirurgia para verificação da causa da dor.

No momento da cirurgia verificou-se que a bexiga tinha rompido.  A cirurgia foi feita e a bexiga foi suturada(costurada!).

No outro dia, já recuperado da cirurgia, o paciente teve que dar suas explicações e disse que seu irmão deu um chute no pé da sua barriga e ele sentiu algo estourando.  A partir desse momento a  história estava  completamente elucidada. Se tivesse contado a verdade, o corte em sua barriga seria bem menor e não de fora a fora!

 

 

 

 

Leia mais: Não consigo urinar perto de outras pessoas, Urina muito amarelada, coceira no prepúcio.

 

 

 

 




 

 

 

 

 

 

Map