Pacote urológico

Refere-se a algo inovador na urologia. O paciente entra no consultório  já previamente sabendo da realização do pacote tendo a sensação de ter a bexiga parcialmente cheia, o suficiente para poder realizar uma micção normal.

Há casos em que o paciente chega com uma bexiga muito cheia e acaba esvaziando-a parcialmente imediatamente antes de iniciar a consulta, sem ter qualquer prejuízo para a realização dos exames.

A consulta inicia-se e após a realização do exame físico, procede-se a realização dos exames do pacote urológico: Ultrassonografia pélvica masculina e urofluxometria.

 

 

 

A ultrassonografia é realizada e uma avaliação anatômica completa da próstata, bexiga e vesícula seminal é realizada(na mulher, é realizado a ultrassonografia de vias urinárias).

Procede-se o exame de urofluxometria onde realiza-se uma avaliação fisiológica do ato miccional.  O principal objetivo da medida do fluxo é o rastreamento de qualquer anormalidade na função miccional.

 

 

 

Ao término da urofluxometria, é verificado o volume urinário que eventualmente possa não ter sido eliminado pela bexiga(é o resíduo urinário pós-miccional).

Há a confecção do laudo ao final do exame e o resultado é prontamente analizado em conjunto com os dados da consulta médica.

O pacote urológico tem como objetivo principal o rastreamento de doenças.

Não resta dúvida de que essa avaliação é segura, rápida, objetiva e reforça ainda mais a relação entre o médico urologista e o seu paciente.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O MANUAL DA BOA PRÁTICA UROLÓGICA

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

Map