Glândulas de Tyson

As Glândulas de Tyson(pápulas penianas peroláceas) são estruturas que secretam substâncias que protegem o pênis, podendo facilitar a penetração e estão presentes em todos os homens(portanto, não é doença). Aparecem como uma fileira de glândulas, ao redor da cabeça do pênis, como que formando uma coroa. Em muitos homens elas não são facilmente visíveis e em outros podem estar mais evidentes, com o característico aspecto de bolinhas brancas ao redor da glande (cabeça do pênis). A ocorrência das glândulas em maior tamanho é completamente natural(não sendo prejudiciais para a saúde do homem) e não está associada a qualquer doença sexualmente transmissível(portanto, não transmissível).

 

 


 


Tais glândulas produzem uma secreção branca chamada esmegma que aparece quando a higiene é precária. Ou seja, quando não há uma higiene correta do pênis ou quando apresenta um excesso de pele (prepúcio), essa secreção acumula e forma o esmegma, que é muito prejudicial para a saúde do seu órgão genital. Voltando às glândulas, não quer dizer que quem tem as glândulas mais desenvolvidas não faz a higiene correta.

 


 

 



Algumas vezes incomodados pelo aspecto de coroa de espinhos, frequentemente jovens procuram os urologistas para a retirada destas glândulas que pode ser feita através de eletrocauterização com  anestesia local(afinal, elas não somem sozinhas). É importante frisar que esta região pode, após a eletrocauterização, ficar ressecada e sofrer rachaduras e fissuras, porém, um acontecimento raro. A aplicação de pomadas, remédios, ácidos locais e abrasivos também deve ser evitada pois são contra-indicados por não terem efeito.


 





Importante ressaltar que a consulta com urologista é importante, pois devemos diferenciar estas glândulas das lesões verrugosas provocadas pelo vírus do HPV - uma doença  sexualmente transmissível cada vez mais freqüente em nosso meio, pela prática sexual desprotegida.

 

 

 


 

 



Leia também: Glândulas sebáceas ectópicas, Glândulas de Fordyce, Tratamento das glândulas de tyson, Como é feito a cirurgia do freio?, Candidíase(balanopostite), Esmegma, Mais fotos de glândulas de Tyson
   

 

Curiosidades: Não consigo urinar perto de outras pessoas, Segurar o xixi faz mal?, Segurar a ejaculação faz mal?, Urina amarelada- o que isso significa?

 


 




 

 

 

 

 

 

Map

 

 

 

 

 

 
 
Fotos da clínica(clique para conhecer):