HPV

Essa infecção é causado por um ou por vários grupos de vírus denominado de HPV, que significa Human Papilloma Viruses que são caracterizadas por lesões semelhantes a verrugas que se fundem tornando-se similares a uma couve-flor ou a uma crista de galo.


.

Os locais mais comuns para o aparecimento dessas lesões são a cabeça (glande), o pele (prepúcio) e na saída uretral no homem (veja foto abaixo) e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher. Em ambos os sexos pode ocorrer no ânus e reto, não necessariamente relacionado com o coito anal.

.

A transmissão é pelo contato íntimo oral, vaginal e anal. Mesmo que não ocorra penetração o vírus é transmitido. Eventualmente uma mãe doente pode infectar uma criança durante o parto.

O tratamento mais usado é a cauterização por eletrocoagulação com o uso de uma fonte de luz usando a tecnologia LED. Importante para que não se deixe qualquer lesão do HPV passar despercebido.

Até a data de redação desse texto, não há comprimidos disponíveis para tratar lesões visíveis do HPV.


A vacinação é hoje o caminho a ser traçado. Porém, apenas é indicado se você tiver menos que 26 anos e não ter tido contato préveo com o vírus.

.

.

.

Leia mais: Herpes genital, Gonorréia, Doenças sexualmente transmissíveis.

.

.

.

.

.

.





 

 

Map