Como é feito o exame de uretrocistoscopia(cistoscopia)?

Esse exame faz parte do arsenal propedêutico de todo urologista e é utilizado frequentemente, principalmente antes da cirurgia de ressecção transuretral de próstata (RTU de próstata).


Consiste na passagem de um aparelho rígido ou flexível, no canal da uretra, para visualização tanto desse último como da bexiga. Esse exame é desconfortável e doloroso principalmente  em homens, necessitando em muitos casos a realização de uma internação hospitalar para oferecer ao paciente um conforto maior. Ao contrário, esse exame em mulheres não causa dor (exceto em casos de fechamento do canal da uretra).





Cada clínica ou médico possui suas recomendações (preparo) para a realização do exame. No caso específico da uretrocistoscopia deve-se, ao contrário dos outros exames urológicos, esvaziar  a bexiga com o objetivo de aferição do resíduo urinário pós-miccional e informar ao seu médico se você possui doença cardíaca com a presença de sopro de valvulas pois, nesse caso, você terá que tomar antibióticos de forma profilática para prevenir endocartite infecciosa. Nenhuma outra orientação é necessária.


Após a realização do exame, o dolorimento para urinar e um discreto sangramento na urina  são os eventos mais frequentes(portanto, não se assuste se isso acontecer). O paciente deve ficar em repouso, ingerir líquidos e ter ciência de que passados 24 horas esses efeitos colarerais desaparecerão


 

 





 

 

 

 

 

 

Map