Como é feito o exame de avaliação urodinâmica?

A avalição urodinâmica ou estudo urodinâmico é um importante exame que,  geralmente solicitado por um urologista ou ginecologista, busca registrar alterações relacionadas ao armazenar e/ou  expulsar urina.

O profissional deve estar atento para todos os aspectos dos exames e inicialmente, para o aspecto psicológico do paciente. Afinal, não é fácil despir-se para uma equipe médica até então desconhecida.

 



Esse exame é dividido em três partes: urofluxometria, cistometria e estudo miccional.


Não há dúvida que esse exame é constrangedor - afinal haverá manipulação de sua região genital(mas não dói). Afinal, após esperar com a bexiga cheia o momento exato do exame(e isso nem sempre é fácil para quem está com problemas urinários), você terá que urinar em um vaso ligado a um computador(exame de urofluxometria) semelhante ao da foto abaixo.



 


Temos então uma segunda etapa, que se inicia com a introdução de duas pequenas sondas no canal da uretra e outra pelo ânus(são necessárias pois as sondas no canal da urina irão encher a bexiga com soro e coletar dados pressóricos e a sonda retal irá coletar apenas dados pressóricos). Essa parte do exame chama-se de cistometria e nesse momento haverá enchimento da sua bexiga com soro, conectado em uma das sondas uretrais. Será solicitado que  tussa e que  informe o grau de enchimento vesical. Havendo perdas urinárias, o médico irá constatar o problema e anotará a pressão em que isso ocorre.


Quando a bexiga estiver novamente cheia, será solicitado que se urine novamente naquele mesmo vaso(sua bexiga estará repleta de soro frio), porém com as sondas no canal(é o estudo miccional), terminando assim o exame.

 



 

Esses procedimentos são necessários para o correto entendimento da função miccional e, basedos neles, o médico irá buscar o tratamento correto visando a cura. Muitos homens confundem esse exame com aqueles usados para o rastreamento do câncer de próstata, o que é um equívoco. Para o rastreamento do câncer de próstata é feito o exame do toque o o exame do psa.



Leia mais: Incontinência urinária na mulher, Hiperplasia prostática benigna.

.
.

.

Anúncios:








 

 

 

 

 

 

Map